Eco Freguesias XXI – Galardão 2023

A Freguesia de Lousã e Vilarinho renovou o Galardão atribuído pela ABAE e mantém o estatuto de Eco Freguesia, no grau prata na sua categoria. É já o terceiro galardão que a freguesia recebe, o que mostra que o compromisso com a sustentabilidade é, claramente, a bandeira da freguesia. O que todos pretendemos é trabalhar em prol de uma freguesia mais verde, mais sustentável, onde seja bom viver. O caminho da sustentabilidade é todo o caminho que percorremos no nosso dia a dia, desde o mais visível como a sensibilização para a separação, reutilização, reaproveitamento e reciclagem do lixo e resíduos, eficiência energética e utilização racional da água, mas também o caminho da inclusão, da solidariedade, do empreendedorismo, do incentivo ao comércio, ao turismo, tudo aquilo que faça com que as nossas gentes se sintam bem no nosso território. E é esta nossa visão de sustentabilidade que estamos a reforçar com o hastear da bandeira, simbolicamente na inauguração da Noite Branca 2023, nesta edição com o mote da sustentabilidade, a Eco Noite Branca. Realçamos a importância das testemunhas deste ato simples, mas carregado de simbolismo, já que são elas as nossas parceiras deste percurso: Executivo, funcionários e Assembleia de Freguesia, Câmara Municipal da Lousã, ADSCCL, Dueceira e Activar. E agradecemos aos nossos fregueses por acolherem as nossas atividades, contribuindo com a sua participação, individual e coletiva, para a construção de uma política de cidadania responsável e contínua, para podermos viver num espaço limpo e mais verde, mas também num território onde os valores da sustentabilidade económica, social e territorial sejam uma realidade.

E foi assim que de seguida participámos na Noite Branca, evento organizado pela ADSCCL, no âmbito da incubadora social e de inovação Microninho, com o objetivo de promover a revitalização do comércio das Ruas Dr. Pires de Carvalho e do Comércio, mesmo ao lado da sede da Junta, assumindo-se este ano o conceito de uma ECO-Noite Branca, que apela à sustentabilidade, sendo por isso + autêntica, +concentrada, +inclusiva  +colaborativa e circular, reduzindo o desperdício, o ruído, minimizando recursos e impactos negativos que possam advir do evento. Além da informação acerca do galardão e da disponibilização dos “contentores” da Edding, Depositrão, Traga Pilhas, levámos também para a rua a informação sobre a Rede Europeia de Eleitos Locais (BELC) aproveitando a dinâmica para sensibilizar os fregueses para a importância do conhecimento e participação ativa nas questões europeias.

Mas foram os Jogos da Freguesia na Rua que mais atraíram a atenção de quem nos visitou, com os jogos do Burro, Andas Coletivas e Raiolas a serem espaço e motivo de animação e de saudável convívio intergeracional. Os Jogos Tradicionais são já parte das rotinas dos Lousanenses e, a partir de uma atividade que inicialmente era dirigida à comunidade escolar, já marcam presença em contextos diferentes.

A nossa comunidade constrói-se com a ajuda e participação de todos. E lembramos a palavras partilhadas nas intervenções da Cerimónia do Hastear da Bandeira – a preocupação com a sustentabilidade do planeta não é para amanhã. Os efeitos e consequências das alterações climáticas estão à vista de todos e é nossa responsabilidade contribuir, mesmo que com pequenos gestos e práticas simples, para um futuro melhor. Futuro que se constrói já hoje.