Projeto “Construir a Europa com os Eleitos Locais” (BELC – Building Europe with Local Councillors)

No âmbito do projeto “Construir a Europa com os Eleitos Locais” (BELC – Building Europe with Local Councillors) do qual a Junta de Freguesia é membro,  a Comissão Europeia organizou uma visita a Bruxelas com  membros portugueses desta rede. O objetivo da visita foi fornecer informações sobre políticas da União Europeia que têm um impacto na comunidade local. A Presidente da Junta de Freguesia integrou a comitiva que, durante três dias (entre 10 e 12 de maio), teve oportunidade de participar em discussões focadas nos temas assinalados como de interesse pelos membros:  ambiente e clima, educação, cultura, programas de coesão social, desafios da PAC, turismo sustentável, entre outros.

Foi ainda possível perceber melhor o funcionamento das estruturas que constituem a União Europeia bem como os diferentes níveis de decisão. Durante a visita o grupo foi acompanhado pela Conselheira Política da Representação da Comissão Europeia, Isabel Martinho.

Este ano, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal organizaram as celebrações do Dia da Europa.

Enquanto membro da rede BELC, a Junta de Freguesia aderiu a esta celebração e, num gesto simbólico, no dia 9 de maio iluminámos a sede da Junta com as cores da União Europeia,

As próximas eleições europeias em 2024 aproximam-se e a participação dos cidadãos, nomeadamente dos jovens, no projeto europeu, é da maior relevância. A celebração do Dia da Europa é também uma forma de chegar aos nossos cidadãos e de reforçar os laços com as instituições que os servem, um dos objetivos da União Europeia.

Reforçamos que o nosso mote tem mesmo que ser: Por uma Europa mais unida, mais coesa e muito mais próxima dos cidadãos.