TARIFA SOCIAL E NOVOS CONTADORES

Mercado livre de eletricidade: Novos contadores Inteligentes

Novos contadores inteligentes: O que são e para que servem?

Os novos contadores inteligentes, ou digitais, são os novos aparelhos de medição de energia elétrica e que fazem parte de um plano de nacional de instalação no mercado livre elétrico.

Estes aparelhos apresentam um conjunto de vantagens para o consumido, já que permitem, por exemplo, o envio de leituras de forma automática, com um maior controlo a nível dos consumos, evitando leituras estimadas e regulando a faturação, baixar o valor da fatura. As alterações contratuais como mudar a potência elétrica ou o ciclo horário, serão possíveis de realizar à distância, através de um serviço de telecomunicações no próprio aparelho.

Quem pode beneficiar destes novos contadores inteligentes?

Todos os locais de consumo onde exista um contrato de eletricidade ativo, irão beneficiar dos novos aparelhos elétricos. O plano englobará todos os consumidores de todas as companhias de eletricidade do mercado. O processo de mudança é válido para todos os comercializadores de luz.

Como se processa a alteração? Como pedir o novo contadores?

A distribuidora de energia, irá efetuar um contacto, por telefone ou através do envio de uma carta, com a indicação da mudança do contador, existindo referência a uma data e hora. O dia da alteração poderá ser ajusatda em função da disponibilidade do cliente.

 

Estas alterações não têm qualquer custo associado para os consumidores, e é importante referir que não seja efetuado nenhum pagamento, se por exemplo, forem abordados à porta por alguma entidade ou indivíduo, que mencione vir verificar os contadores.

 

Para mais informações e detalhes, ou ainda para solicitar o novo contador, os clientes terão à disposição o número da distribuidora de eletricidade, através do 808 100 100.

 

 

Tarifa Social de energía eléctrica e gás natural

Os apoios sociais na eletricidade e no gás natural, têm tido cada vez mais impacto no orçamento das familias portuguesas, já que beneficiam a redução do valor da fatura destes serviços. O processo de adesão tarifa social de eletricidade e gás, é efetuada de forma automática, pelas companhias de energia contratadas, que recebem informações por parte da segurança social com indicação de aplicação do desconto.

São elegiveis os clientes que sejam titulares do contrato em questão, não tendo uma potência superior a 6,9 kwh, nem um escalão de gás acima do 2. Tanto o salário anual auferido pelo agregado em questão, como os apoios sociais da segurança social recebidos pelos clientes, afetarão a decisão de serem elegiveis para beneficiar de 33,8% de desconto na luz e de 31,2% de desconto no gás.

Aqueles que saibam ter direito ao desconto social, e não o verifiquem na fatura, deverão contactar com as empresas, por telefone ou através da internet, e solicitar a ativação do mesmo, de forma a poupar na conta da luz e gás.

Está em curso um projeto de aplicação da tarifa social no gás de botija, implementado pelo Governo, onde se espera a adesão das várias empresas de forma a reduzir os gastos familiares com este gás. Prevê-se que em breve esta tarifa social esteja a ser implementada a todos os que tiverem direito.

 

 

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